A adaptação às mudanças permanentes da envolvente requer que as organizações promovam a diferenciação de competências, conhecimentos e motivações dos seus colaboradores.
A formação e a actualização das competências dos recursos humanos continua a ser um dos factores críticos para o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações. Para além das qualificações profissionais e académicas, o desenvolvimento permanente de competências é fundamental para potenciar o aumento da empregabilidade dos indivíduos e da competitividade das empresas.
No quadro das dinâmicas organizacionais que se tem verificado nas últimas décadas tanto em Portugal como a nível internacional colocam-se hoje em dia diversos desafios ao papel da formação e ao seu contributo para a implementação das estratégias organizacionais.
Assim, este III Simpósio procura constituir um espaço privilegiado para se debaterem as tendências actuais e os desafios que actualmente se colocam à formação, bem como para reforçar as pontes entre a investigação académica e a prática profissional.
O III Simpósio Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional decorrerá no Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL, nos dias 4 e 5 de Junho de 2015, organizado pela Business Research Unit (BRU-IUL) em parceria com a Associação Portuguesa de Psicologia das Organizações e Comportamento Organizacional (APPOCO).
Incentiva-se a apresentação de comunicações ao III Simpósio Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional de estudos empíricos, estudos de caso, projectos de intervenção/formação, novas abordagens e técnicas de formação, etc, por parte de académicos e de profissionais da formação e consultadoria.
António Caetano
Coordenador da Comissão Organizadora